RKC Waalwijk / com muito orgulho / com muito amor.

Fui desafiado pelo Helinho para uma partida de FIFA há um tempo atrás. Acho que foi em 2014. Então imagino que era o FIFA 14, ou FIFA 15, sei lá.

Minhas desvantagens eram muitas:

1) eu nunca fui um cara de jogar FIFA, e sim Winning Eleven/Pro Evolution
2) eu nunca fui de jogar Xbox, e sim PlayStation;
3) eu não jogava videogame há alguns anos. O último jogo que lembro de jogar pra valer era o PES 2010, no PlayStation 2;
4) os botões de chute e cruzamento hoje são o contrário da minha época;
5) não sei jogar nesse direcional moderno 360º. Só sei jogar no que é uma CRUZ, mas aparentemente ele não funciona mais em jogos de futebol;
6) ele jogava em casa (ok, essa é meio bobagem, mas ainda é um pequeno fator).

Estou descrevendo minuciosamente essas desculpas pois perdi o jogo de 9 a 2. Existem outros agravantes, também. Ele escolheu o Barcelona para mim e o Real Madrid para ele. O Barcelona, por ser um time ofensivo, tem um preset no jogo com as linhas de defesa e meio campo bem avançadas. Dos 9 gols que levei, em uns 7 o jogador dele entrou livre por trás da zaga, que estava praticamente na linha central. Outro agravante: por eu não estar acostumado com o jogo, tive um jogador expulso bem no começo da partida por causa de um carrinho imprudente. No meu tempo, aquele seria um carrinho normal “de jogo”.

A minha decepção comigo mesmo é porque eu realmente era MUITO BOM no Pro Evolution. Bem melhor que todos meus amigos. Claro, estamos falando de 2005, 2006, 2007, por aí, quando a banda ainda morava junto. Eu era tão melhor que jamais escolhia Real Madrid, Barcelona, Milan ou o time que estava na moda. Eu escolhia o RKC WAALWIJK. Senão não dava jogo.

O RKC Waalwijk é um time holandês fundado em 1940 que nessa última década oscilou entre a primeira e a segunda divisão do país. Os craques da época ainda me lembro de cabeça: HOOGENDORP, centroavante matador; SINOUH, goleiro; PEPPINCK, volante; BRAZIL, meio-campista, que se destacava pelo nome; VERMAELEN, zagueiro, que posteriormente faria uma carreira de sucesso no Arsenal e até no Barcelona; e WEVERS, o goleiro reserva que eu colocava de centroavante para humilhar o adversário quando o jogo já estava ganho.

Em março de 2012 passei quatro dias em Amsterdam, incluindo um fim de semana. Foi inevitável olhar a tabela do Campeonato Holandês para ver se o Ajax jogaria na cidade, e eu então poder conhecer a bela Amsterdam Arena. Pois bem. Sim, o Ajax jogaria em casa no domingo. E o adversário seria o… RKC WAALWIJK!

Entrei no site do Ajax para ver os ingressos, mas eles estavam realmente muito caros. Como estava em cima da hora para o jogo, o ingresso mais barato custava cerca de 50 euros. Estávamos em duas pessoas, e o euro estava mais de 3 reais na época… Façam as contas e vejam que não sairia muito barata a brincadeira. Tudo bem. Apesar da coincidência absurda, eu não iria no jogo.

Na sexta ou no sábado anteriores ao jogo, a Maria Paula e eu andávamos por uma pequena rua no centro de Amsterdam quando vimos uma lojinha com uma placa: “COMPRE SEUS INGRESSOS PARA OS JOGOS DO AJAX AQUI”. Ah, não custava nada perguntar, né.  VÁ QUÊ…

– Oi, tudo bem? Qual o ingresso mais barato para o jogo de domingo?
– Temos esse aqui, de 10 euros*.
– 10 euros? Ajax x RKC Waalwijk?
– Sim.
– Me dá dois!

ajax-rkc-waalwijk

Depois de entrar no estádio, entendemos como era possível ter um ingresso tão barato. Nossos dois ingressos, na verdade, eram para a torcida adversária. Ou seja, além de tudo, nós estávamos NO MEIO DA TORCIDA DO RKC WAALWIJK! Hahaha. Surreal. Percebam que a área era isolada dos demais torcedores, tendo inclusive uma proteção de acrílico não existente no resto do estádio – talvez para que objetos não fossem atirados pela torcida rival nos torcedores do anel abaixo.

O Ajax venceria o jogo por 3 a 0. Não tem problema. Pois a torcida seguia cantando: EU SOU RKC WAALWIJK / COM MUITO ORGULHO / COM MUITO AMOR (carece de fontes).

* O valor de 10 euros é uma estimativa. Não lembro do valor exato, mas era muito barato em comparação ao que tínhamos visto. Eu tinha uma foto desse ingresso, mas não estou achando. Se achar, atualizo aqui.

UPDATE:

Achei a foto na linha do tempo do meu Facebook. Cada ingresso custou a bagatela de € 11,25.

ajax-rkc-waalwijk-ingresso

Deixe uma resposta

