Sarajevo (Bósnia, parte 2/3).

Aí vai mais uma parte das fotos para a viagem para a Bósnia e Herzegovina. A primeira parte foram as fotos em Banja Luka, e a terceira parte serão as fotos no Parque Nacional de Sutjeska. Mas essas só publicarei após o lançamento do clipe, para não estragar eventuais SURPRESAS.

Bom, vamos lá. Passamos por Sarajevo em três momentos diferentes: quando chegamos ao país no aeroporto de Sarajevo; quando cruzamos o país de Banja Luka ao Parque de Sutjeska; e quando fomos embora da Bósnia.

Momento 1

A nossa chegada no aeroporto. De lá, fomos direto a Banja Luka (três horas de estrada, que na verdade foram umas cinco). No caminho, comemos o 1º ćevapi da viagem na cidade de Travnik.

SarajevoEdit-1 SarajevoEdit-2 SarajevoEdit-3

Momento 2

Após passar um dia e meio em Banja Luka, cruzamos o país até o Parque Nacional de Sutjeska. No caminho, paramos para dar uma volta em Baščaršija (o centro de Sarajevo) e jantar por lá. Seguem algumas fotos:

1. Guerra não resiste à viagem a Sarajevo após um dia cansativo;
  2. Igreja ortodoxa (sérvia) em Baščaršija;
  3. Lojas de souvenir;
  4. Pôster do Željezničar, campeão bósnio em 2001/02, dentro da ćevabdžnica (restaurante que vende ćevapi);
  5. Linha que exalta o multiculturalismo da cidade e que de forma simbólica separa os lados otomano e áustro-húngaro;
  6. Eternal Flame, a chama que nunca se apaga, em homenagem às vítimas da 2ª Guerra Mundial.

SarajevoEdit-4 SarajevoEdit-5 SarajevoEdit-6 SarajevoEdit-7 SarajevoEdit-8 SarajevoEdit-9

Momento 3

Os últimos momentos da viagem. Nosso voo era às 19:30 do horário local. Chegamos em Sarajevo por volta do meio-dia, deixamos nossas malas em uma agência de turismo local, e fomos dar uma banda a pé no centro de Sarajevo. Fora os quase 40 GRAUS CELSIUS, que limitavam nosso tempo fora da sombra, deu para conhecer um pouco a cidade.

Algumas fotos do centro histórico, agora sim durante o dia:

SarajevoEdit-10 SarajevoEdit-11 SarajevoEdit-12 SarajevoEdit-13 SarajevoEdit-14

O antiquário onde comprei essa moeda lançada em 1983 celebrando os 40 anos da Batalha de Sutjeska:

SarajevoEdit-15 SarajevoEdit-20

A Ponte Latina, onde em 1914 o herdeiro do império áustro-húngaro Franz Ferdinand foi assassinado – o estopim para o início da 1ª Guerra Mundial:

SarajevoEdit-16 SarajevoEdit-17 SarajevoEdit-18

Por fim, essa mini-panorâmica. Ela foi necessária para mostrar os dois lados da cidade em uma foto. À esquerda, o hotel Europa, ultra moderno; à direita, ruínas de sabe-se-lá-quando.

SarajevoEdit-19

E esta foi a Sarajevo que deu tempo de conhecermos. Também fomos ao hotel em que o Lucas se hospedou em 2012 só para devolver a chave que tinha ficado dentro da mochila dele os últimos três anos. A recepcionista ficou incrédula. Por essa eles não esperavam!

Uma resposta para Sarajevo (Bósnia, parte 2/3).

1. Muito bom ler a sua experiência nesse lugar tão incrível! (OBS: O que será que tem mais nessa mochila do Lucas, 3 anos com a chave…kkkk, ela deve ter se surpreendido mesmo).