Banja Luka (Bósnia, parte 1/3).

Sequer fiz um álbum de fotos da viagem para a Califórnia em fevereiro, para vocês verem o tamanho da minha preguiça. Então, para também não adiar por tempo indefinido as fotos da viagem para a Bósnia, aqui vai um EMBRIÃO do álbum de fotos – um mini-álbum com fotos na cidade de Banja Luka, onde pousamos nos primeiros dois dias da viagem no flat do diretor do nosso clipe, Dajan Javorac.

Explicação rápida: Banja Luka é a capital “informal” da República Srpska, uma das duas entidades politicamente autônomas que formam a Bósnia e Herzegovina – a outra é a Federação da Bósnia e Herzegovina. O Parque Nacional de Sutjeska, onde posteriormente viríamos a gravar o clipe de Acordar (fotos em breve), também fica na República Srpska. Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina, fica na Federação da Bósnia e Herzegovina. Sim, é complicado, mas enfim. Mais detalhes na página da Bósnia e Herzegovina na Wikipédia.

A primeira foto não é em Banja Luka, mas sim no aeroporto de Sarajevo, quando aterrizamos no país. O Guerra segura um jornal da República Srpska com uma matéria sobre a Fresno. Desse momento até o fim do dia, nos deslocamos de Sarajevo a Banja Luka, com uma rápida parada em Travnik para jantar o tradicional ćevapi. Ah, mais uma coisa importante para a interpretação da foto: a República Srpska usa o alfabeto cirílico; a Federação da Bósnia e Herzegovina, o nosso alfabeto tradicional:

BanjaLukaEdit-1

As fotos que seguem são da manhã do nosso dia completo em Banja Luka, quando demos entrevistas para a imprensa local, tocamos algumas músicas no violão e tiramos fotos para os jornais e revistas. O local escolhido para o encontro foi o Tvrđava Kastel, que segundo o Dajan, significa CASTELO CASTELO. É uma fortaleza muito antiga e restaurada – a construção original é estimada entre os séculos III e IX d.C.

BanjaLukaEdit-2 BanjaLukaEdit-3 BanjaLukaEdit-4 BanjaLukaEdit-5 BanjaLukaEdit-6 BanjaLukaEdit-7 BanjaLukaEdit-8 BanjaLukaEdit-9 BanjaLukaEdit-10 BanjaLukaEdit-11

Na sequência do dia:

1) Fomos a um restaurante na beira da “praia” da cidade e almoçamos um prato da culinária local (não lembro o nome) que parece uma farinha láctea (com mais gosto de milho) e coalhada seca em cima:

BanjaLukaEdit-12 BanjaLukaEdit-13

P.S.: o Mario e o Guerra não comeram o prato até o fim. Vergonha. Que isso fique registrado.

2) Demos uma volta no centro de Banja Luka, sentamos num barzinho às margens do rio Vrbas, tomamos banho no rio e voltamos a pé para a casa:

BanjaLukaEdit-14 BanjaLukaEdit-15 BanjaLukaEdit-16 BanjaLukaEdit-17 BanjaLukaEdit-18 BanjaLukaEdit-19 BanjaLukaEdit-20

3) Enquanto a metade recifense foi dormir, o Lucas e eu caminhamos 2h15min até chegar ao topo de uma montanha, onde fica o monumento das fotos abaixo, chamado Banj Brdo. Depois, quase mais 2 horas para voltar:

BanjaLukaEdit-21 BanjaLukaEdit-22 BanjaLukaEdit-23 BanjaLukaEdit-24 BanjaLukaEdit-25 BanjaLukaEdit-26

4) Com as últimas forças, ainda fomos a uma festa que a produtora do Dajan estava fazendo o making of:

BanjaLukaEdit-27 BanjaLukaEdit-29

Bônus) Fiquei devendo a foto do ćevapi. Aí vai. Comemos uns cinco ao longo da semana, por isso já me confundi todo e não sei aonde comemos esse da foto:

BanjaLukaEdit-30

Finalizando o post: esse foi provavelmente o dia em que eu fiz mais coisas na minha vida. No contador de passos do iPhone, foram quase 40 MIL PASSOS nesse dia!!! Nem no A PÉ eu ando tanto.

Mas valeu a pena. No dia seguinte, acordamos e rumamos ao Parque Nacional de Sutjeska, com uma rápida passagem por Sarajevo, cidade sobre a qual escrevei o próximo post, quando eu tiver tempo. Parece pouca coisa, mas para editar essas 30 fotos e escrever esse post eu demorei cerca de 4 horas.

2 respostas para Banja Luka (Bósnia, parte 1/3).

  1. […] vai mais uma parte das fotos para a viagem para a Bósnia e Herzegovina. A primeira parte foram as fotos em Banja Luka, e a terceira parte serão as fotos no Parque Nacional de Sutjeska. Mas essas só publicarei após […]

  2. Sei bem o que é isso Vavo, dá trabalho fazer as coisas bem feitas mesmo, parabéns pelo post, até me senti lá por alguns segundos! =*

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s