Vim, não vi, não venci.

Emendando esse post no de ontem, mais uma história sobre a minha passagem CÉLERE pelo Panamá em 2011.

Após assistir o Inter perder para o Independiente de Avellaneda na partida de ida da final da Recopa (venceria a volta por 3 a 1 e seria campeão), dormi e acordei bem cedo para sair junto com um guia e um grupo de venezuelanos que estava hospedado no meu hotel para conhecer os pontos turísticos da cidade. A primeira parada seria no mais famoso deles, o Canal do Panamá. Mais precisamente na Estação Miraflores.

O plano era claro: sair do hotel às 8h45 da manhã para chegar no máximo às 9h na Estação Miraflores. É exatamente às 9 da manhã que os navios começam a cruzar o canal na altura da estação.

Quem me conhece sabe que eu sou pontual e não me atrasaria jamais para a saída do hotel. O problema eram os venezuelanos, compostos de uma criança de colo, idosos e alguns adultos. Dada a homogeneidade do grupo e todas as possibilidades, até que não atrasaram tanto – cerca de 10 minutos. Mas 10 minutos que seriam fundamentais no final da história.

Entramos no carro e fomos calmamente para a estação. Afinal, segundo nosso guia, uma média de 10 navios cruza o canal diariamente naquele horário. No pior dos casos, perderíamos o primeiro, e não seria grande coisa.

Ah, mas o seguro morreu de velho, e não obedecemos o velho ditado. Quis nosso amigo DESTINO que justamente naquele exato dia, SÓ NAQUELE DIA, apenas UM ÚNICO navio cruzasse o canal. Um ponto totalmente fora da curva, um OUTLIER na estatística. Uma pena. Chegamos lá somente às 9h07. E o resumo da ópera é: eu não vi o maldito navio cruzar a estação e eu não vi a engenhoca toda funcionando. A cena quando cheguei já era essa abaixo. O único navio da manhã já tinha passado, e estava pronto para seguir viagem.

Canal do Panama fail edit1200

Ficou curioso que nem eu fiquei no dia? Nesse vídeo abaixo tem uma animação mostrando passo a passo como os navios cruzam o Canal do Panamá:

E nesse vídeo amador é possível ver um exemplo de navio passando de uma eclusa para outra.

Para mais fotos dessa viagem, vejam esse post escrito à época. As fotos no Panamá são as últimas dez.

Deixe uma resposta

