Fresno, Panamá.

Em 2011 eu passei um dia e meio na Cidade do Panamá devido a uma conexão voltando de Nova York para São Paulo. Foi por vontade própria, antes que alguém comece a xingar a Copa Airlines. Eu queria apenas conhecer um pouco da cidade, já que eu teria essa oportunidade de um jeito praticamente gratuito.

Cheguei no aeroporto e peguei um táxi para o meu hotel, chamado EURO HOTEL. Deixei as malas e saí para uma caminhada ali mesmo no bairro. Aleatoriamente, saí caminhando a rua do hotel para a direita, procurando algum restaurante, bar ou posto de gasolina para comer alguma coisa. Depois de andar alguns passos, virei a cabeça para a direita e vi esse muro:

Fresno Clima Copeland edit1200

Aí eu fiquei incrédulo. A alguns passos do meu hotel, escolhido na internet com base em alguns comentários de outros hóspedes, tinha um muro escrito FRESNO bem grande. A Fresno Clima, pela minha impressão da hora, era alguma loja de reparo de ar condicionados. Tirei a foto e continuei a minha caminhada.

Estou escrevendo isso quatro anos e meio depois, então esses dias eu comecei a me perguntar o quão real era a minha memória, e o quão eu tinha inventado aquilo dentro da minha cabeça. Vai ver nem era perto do meu hotel, sei lá. Os anos vão distorcendo as memórias das pessoas.

Fui atrás da Fresno Clima na internet e achei esta página no Facebook. Na verdade nem uma página é, e sim um perfil com o nome Fresno Clima Panamá. A foto do perfil é essa:

Fresno Clima Panama perfil

Peguei o endereço do folder (Perejil Calle, 1ra.) e coloquei no Google Maps. Não deu outra. Eu estava absolutamente certo. Vejam no mapa do Google onde fica o Euro Hotel e onde fica a Rua 1ª, ambos marcados com setas vermelhas (o hotel é a estrela amarela):

Mapa Panama Perejil

Agora fazendo a reconstituição do meu itinerário. Saí do Euro Hotel sentido sudoeste, descendo a Avenida Central. Na altura do círculo verde, olhei para a direita e vi o muro escrito Fresno Clima. Lembro que era os fundos/lateral de uma casa. Muito provavelmente de uma casa na Rua 1ª, que tinha um lado virado para a Avenida Central. Essa era a Fresno Clima. Mistério resolvido. Eu estava certo. Não estou ficando louco.

Tudo isso poderia ser resolvido com o Street View, mas o Google ainda não tem o Street View na Cidade do Panamá. Mas um dia terá. Pesquisei e eles já estão fazendo as imagens das ruas. Quando publicarem, eu atualizo aqui.

Não suficiente, no muro também está escrito “Copeland”, uma banda da qual nós Fresnos gostamos muito. No contexto, Copeland é uma marca de compressores de ar condicionados. Já dei um Google e descobri isso também.

Deixe uma resposta

