Te tuoro nei tereo here! O te hui’a Tahiti!

Quinta-feira eu fui ao Maracanã para assistir Espanha x Taiti pela Copa das Confederações. Sim, eu sei que não é o jogo mais emocionante do mundo, que é provavelmente o mais desequilibrado de todos os tempos em uma competição oficial séria, mas até então era o único jogo que eu conseguira adquirir ingresso (no dia seguinte, consegui comprar para a semifinal de Belo Horizonte, que será a do Brasil).

Embora houvesse um grande número de torcedores com a camisa da Espanha, a massa estava torcendo em peso para o Taiti. Pelo carisma e simplicidade dos taitianos e pelo instinto natural de sempre torcer para o mais fraco. Não que Espanha fosse odiada – cada gol espanhol também era comemorado com entusiasmo.

Mas enfim, o que eu queria mostrar era essa foto. Duas pessoas levantam cartazes de incentivo aos jogadores taitianos. Eu, curioso, tirei a foto justamente para depois pesquisar o que significavam aqueles cartazes.

cartaz Taiti

(A foto está espelhada, obviamente. A Espanha não possui um jogador chamado AJJIV DIVAD.)

Só que não houve Google Translate que pudesse me dizer o que essas frases significam. O detector automatico não identificou a língua, o que me leva à conclusão que deve ser alguma língua polinésia que não consta no banco de dados do Google.

E aí, alguém sabe traduzir isso?

________

UPDATE: as frases querem dizer QUERO PROCLAMAR O AMOR / À NOSSA DESCENDÊNCIA. É um trecho do hino taitiano.

2 respostas para Te tuoro nei tereo here! O te hui’a Tahiti!

  1. Olha só Vavo…achei isso na wikipédia..até onde é verdade, não sei..hahaha
    mas creio que seja algo do tipo..

    Letra

    Ua rahu te atua (i) tou aiá
    Honono anoá o te motu rau
    Heihei itepua rii au é
    E firi nape morohi ore
    O tauiá e faateniteni nei

    Te Tuoro nei te reo here
    O te huia
    A hií to aroha
    Ia ora o Tahiti Nui e
    Tradução[editar]

    Deus criou meu país,
    Grinalda de múltiplas ilhas,
    Com tais delicadas fragrâncias
    Ligadas como uma memorável trança
    Deixe-me hoje elogiá-la
    Ouvir a voz das suas crianças
    Gritando “Generoso seu amor”
    Então o Grande Taiti pode viver

    E é o hino da Polinésia Francesa…

    :D

  2. fresnobr disse:

    Reblogged this on FresnoBrOficial and commented:
    Mais uma das aventuras e curiosidades do nosso querido Vavo.

Deixe uma resposta

