MANUTE BOL (1962-2010)

Manute Bol, jogador de basquete, nasceu no Sudão. Foi selecionado pelo Washington Bullets no draft de 1985 e entrou para a NBA aos 23 anos. Depois, ainda jogaria por Golden State Warriors, Philadelphia 76ers e Miami Heat. Suas principais características de jogo eram defensivas. Ele possuía uma habilidade única de bloquear os adversários – o popular TOCO. Afinal, do alto de seus 2,31 m, ele tinha tudo para usar e abusar do seu tamanho ímpar.

Enquanto Bol era jogador dos Bullets, a equipe selecionou o novato Muggsy Bogues, 1,60 m, para entrar no elenco. Isto propiciou uma das mais conhecidas fotos da NBA: Bol e Bogues, lado a lado, com três bolas de basquete entre suas mãos:

Manute Bol é o único jogador da história da NBA a colecionar nas suas estatísticas mais bloqueios do que pontos. Foram 2086 tocos e 1599 pontos nas 624 partidas ao longo de dez temporadas. Este é um clássico lance em que Manute Bol dá QUATRO tocos seguidos em diferentes jogadores do Orlando Magic:

Apesar de suas características totalmente defensivas, ele tem no currículo uma inacreditável performance em um jogo contra o Phoenix Suns, quando converteu SEIS cestas de três pontos na segunda metade do jogo (vídeo em duas partes):

Percebam que a mecânica do seu arremesso é totalmente fora do padrão. Ele teve apenas 56,1% de aproveitamento nos lances livres ao longo da carreira – número baixíssimo para um jogador profissional.

Fora das quadras, Bol foi um ativista de suma importância para o seu país. Criou uma fundação para levantar fundos para os refugiados sudaneses. Fez diversas campanhas publicitárias para juntar dinheiro e ajudar as crianças de seu país.

No dia 19 de junho desse ano, Manute faleceu com uma doença nos rins, aos 47 anos. Diversas homenagens a ele ocorreram no mundo inteiro. Eis um documentário (em inglês) de aproximadamente 23 minutos, dividido em três blocos, que mostra a vida deste guerreiro de 2,31 m. Foi após assistir esse documentário (e quase CHORAR) que resolvi escrever o post em sua homenagem.

O primeiro bloco fala mais sobre sua carreira de jogador de basquete, o segundo sobre suas atividades humanitárias, as dificuldades do povo sudanês e um terrível acidente de carro que ele sofreu em 2004 e o terceiro sobre a amizade de Manute com o também jogador Chris Mullin. O documentário foi feito antes de sua morte:

Manute Bol, um ídolo.

Páginas de Bol na Wikipedia e no site da NBA.

Anúncios

10 Responses to MANUTE BOL (1962-2010)

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Karol Félix, Maxi Franzoi, Betta Rodrigues, Rafaelee, 'Яii and others. 'Яii said: RT @lucasfresno: Vavo, o maior. RT @vavofresno MANUTE BOL (1962-2010): http://wp.me/pQD5l-DJ […]

  2. @caieraa disse:

    Como os joelhos desse cara aguentavam, é muita altura. Ele era um guinanzu da vida, vive de desarmes.

  3. tity disse:

    eu fui a apenas 2 jogos da NBA quando morava nos EUA, e um deles foi Warriors vs Sixers. Vi o Manut Bol jogar e até cheguei pertinho. hehe. nao preciso dizer que o cara é alto! grande figura!

  4. me senti uma anã com os meus 1,80 >.<

  5. @Lizeee_s2 disse:

    já olhei esse documentário,é muuuuito legal mesmo :)

    vc se sentiu baixa?
    imagina eu com 1,65
    os 65 cm são muito importantes pra mim hehe

  6. vag disse:

    sò o video dos 4 bloqueios ja faz correr uma lagrima. a primeira parte do documentario è imperdivel. boa homenagem, conan.

  7. hfanti disse:

    ah, inventei uma boa chamada pra essa “reportagem”: não apenas um homem grande, mas um grande homem. hehe

  8. […] Pippen, Dominique Wilkins, John Stockton, Karl Malone e os falecidos Drazen Petrovic e, sempre ele, Manute Bol. Esses dentre dezenas de […]

  9. […] 4/11/2010 eu escrevi este post, sobre o (literalmente) grande Manute Bol. O post, por si só, já é motivo de muitas visitas […]

  10. paulino disse:

    grandes homens deixa a historia com marcas que precisam mudar, o rumo do presente.,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s