CENSO

Duas fotos que eu tirei. A primeira é de março desse ano, em Nova York. A segunda é de hoje, no aeroporto de Guarulhos.

Ambas são a propraganda nos dois países para os seus respectivos Censos.

Qual a grande diferença entre o Censo dos Estados Unidos e o do Brasil? Analisem o outdoor americano:

“Ao responder apenas 10 perguntas simples, você ajuda a sociedade pelos próximos 10 anos.” / “Está nas suas mãos!” / “Nós não podemos dar um passo à frente se você não nos enviar.”

Lá, eles praticamente IMPLORAM para as pessoas responderem. Eu, que estava lá em março, pude ver dezenas de propagandas incentivando as pessoas a participarem.

Já no Brasil… Pelo menos no meu caso, eles bateram à minha porta com esse mesmo palm top (é isso?) da foto acima. Mal precisei tirar a bunda do sofá. Vejam só… Além da comodidade, o Brasil emprega muito mais pessoas!

Curiosidade: Censos no Brasil até hoje: 1872, 1900, 1920, 1941, 1950, 1960, 1970, 1980, 1991 e 2000. Sabem por que teve em 1991 em vez de 1990? Foi o Fernando Collor que mudou, para mascarar um período de crise econômica. Fonte: meu professor de geografia do colégio e minha memória.

P.S.: o que eles vão fazer com os milhares de palm tops depois do Censo? Afinal, quando o próximo Censo chegar, em 2020, essa tecnologia estará completamente obsoleta. O governo vai mandar todos saírem pra rua e contará as pessoas pelo GOOGLE EARTH.

15 Responses to CENSO

  1. Thatiane Narciso disse:

    É verdade, tem toda a razão. Mas diz ae você tirou fota da propaganda lá de NY já pensava em fazer post aqui sobre ?

    beijos!

  2. Thatiane Narciso disse:

    É verdade, tem toda a razão. Mas diz ae você tirou foto da propaganda lá de NY já pensava em fazer post aqui sobre ?

    beijos!

  3. eles podiam doar pra escolas esses palm top, não sei se seria útil, mas sei lá né, acho que seria muito mais valido se fosse um questionário pela internet, mas talvez boa parte do Brasil não responderia, assim como as mesmas pessoas que não atendem os recenseadores…
    beeeijos

  4. roberta disse:

    VAAAAVO, EU AMO TODOS TEUS POSTS S2 LOVE

  5. @vitoria_saints disse:

    ahahaha’ ninguém veio aqui bater minha porta, eu não faço parte da população então. \:

  6. hfanti disse:

    palm top vai ser tão útil depois do censo quanto é antes do censo. ou seja: totalmente inútil.

    outra coisa: o brasil gasta mais dinheiro em fotografia publicitária e photoshop da cara do cidadão ali, mas falta investir na idéia. a peça americana é bem mais informativa e persuasiva.

    o negócio é o seguinte: no brasil, pessoal adora fazer festa com o dinheiro público. devem ter contratado um fotógrafo amigo de sei lá quem, já pegou uma fatia pra ele, etc.

  7. Marcelle disse:

    O P.S é a melhor parte.

    Tinha que ser o Vavo e a sua ‘mente brilhante’. hahahaha

    Bjs,
    @Celle_Nikiti

  8. Ravena disse:

    Se tu não tinha premeditado o post, por que diabos tu tava em NY tirando foto de outdoor?? .. HUSHUASAUS!

    O P.S. é o melhor mesmo e a idéia do Google Earth é ótimaa HAHA!

  9. Anyone disse:

    Eu fiz o censo na minha cidade, trabalhei por 6 semanas e sem duvida foi uma das coisas que mais me incomodei em toda minha vida. Primeiramente porque o salário que eles haviam informado foi totalmente diferente do que realmente pagaram. Mais além, como já podia se imaginar, boa parte das pessoas que entrevistei foram totalmente arrogantes me questionando o “por quê” das perguntas, sendo que estou ali somente para repassar o que o governo pediu, não sou eu que seleciono as questões.

    Mas respondendo sua pergunta final, os PDAs já haviam sido usados para um censo que teve em 2007, que tinha outras perguntas e foram feitas em apenas algumas casas, e creio que ele seja reutilizado nos próximos cinco anos.

  10. Claudinha disse:

    Mazaaa Estatístico!

  11. Mariana Lamassa disse:

    Verdade mesmo, acho legal quando tem censo ainda mais agora que minha tia ta trabalhando nisso, ela chega em casa contando cada história.. me divirto bastante,sem contar que ela se enrolando com o aparelho (palm top).rs
    seus post como sempre criativos hein vavo !

  12. eu não respondi o censo ainda ><
    não tinha pensado ainda no que eles faram com os palmtops, e fiquei curiosa para saber :O'

Deixe um comentário

