COLEÇÃO VAGA-LUME

Esses tempos o Lucas escreveu no Twitter sobre a COLEÇÃO VAGA-LUME (assim mesmo, com hífen), uma série de livros infanto-juvenis lançada pela Editora Ática ainda na década de 70. Nos meus áureos tempos escolares, muito antes do Ensino Médio (sabe-se lá como se chama isso atualmente… Na época dos meus pais era “colegial”), diversos livros dessa coleção foram indicados pelos professores para nós lermos.

Me lembro principalmente de dois deles: O Mistério do Cinco Estrelas e O Escaravelho do Diabo.

A história do livro O Mistério do Cinco Estrelas se passava num hotel, e algum crime acontecia na lavanderia, ou algo assim. Um rapaz é acusado injustamente e tem que provar sua inocência. Se quiserem mais informações, clique no link. Não li pois pretendo ler o livro de novo, de preferência sem saber o final.

Lá pela 4ª série, fizemos uma peça de teatro sobre esse livro! Eu, Mira, Hamster, Nêgo e Chuz (não lembro se tinha mais alguém no grupo).

O Escaravelho do Diabo era sobre algumas pessoas que recebiam um escaravelho pelo correio, em uma caixinha, e depois eram assassinadas. Essas pessoas tinham em comum o fato de serem RUIVAS.

Pois minha mãe ACHOU O ESCARAVELHO DO DIABO EM CASA! Hoje, durante a ponte aérea São Paulo-Rio, li os primeiros dez capítulos do livro.

O melhor de tudo é que, ao ler o livro DEZESSEIS anos depois, eu não me lembro do final da história. Mal posso esperar para chegar lá!

Quem tiver O Mistério do Cinco Estrelas, ou souber de alguém que tenha ou algum lugar que venda, por favor me avise! Chamarei o Mira e a gurizada do Dohms para fazermos uma versão 2010 da nossa peça de teatro.

37 Responses to COLEÇÃO VAGA-LUME

  1. AAh O mistério do Cinco Estrelas é muito bom!!
    eu já li mas nem sei se tenho :(

  2. Thata disse:

    O Escaravelho é o meu preferido, herança da minha mãe. A capa tem um moço com calça boca de sino. Sensacional!
    O Mistério dos Cinco Estrelas é um clássico do Marcos Rey, mas eu ainda prefiro O Rapto do Garoto de Ouro.
    Um dia ainda consigo a coleção completa.

  3. porra, esses sãos os meus preferidos da coleção, eu tenho uma caralhada deles em casa, se quiser eu te dôo

  4. Cássio disse:

    Já li o “O escaravelho do Diabo” também. Tenho aqui até hoje.

  5. Laissa disse:

    Tem no Submarino mas lançado por outra editora: http://www.submarino.com.br/produto/1/44035/misterio+do+5+estrelas,+o

  6. nathan disse:

    eu acho que ainda tenho o mistério do 5 estrelas, haha é muito bom

  7. […] This post was mentioned on Twitter by Juliana Gmack. Juliana Gmack said: RT @vavofresno: Post sobre a Coleção Vaga-lume e O ESCARAVELHO DO DIABO: http://wp.me/pQD5l-yi […]

  8. Tenho o livro aqui…Te dou ele, só não sei como te entrego. Qualquer coisa fala comigo ae. Moro no Grande ABC – SP.

    Flw Vavo.

  9. Mariana Lamassa disse:

    o mistério do cinco estrelas, eu tenho já li e posso dar caso alguém queira e tenho vários outros livros praticamente uma coleção de clássicos como esse marcos rey .

  10. Mariana Lamassa disse:

    tenho a coleção vaga-lume praticamente completa ou pelo menos a maioria dos livros, peguei todos em uma biblioteca velha iam joga-los fora então tratein de pega-los e guarda-los comigo se quiser algum pode entrar em contado no meu e-mail : marianalamassa@hotmail.com só entrar em contado .

  11. @juniordarko disse:

    Cara adoro os livros da serie vaga-lume,lembro da escola tbm!!

    “o misterio dos cinco estrelas” é bem bacana eu tenho!!!

  12. @sharaliima disse:

    cara, eu amo essa coleção é boa demais *-*

  13. @sharaliima disse:

    tenho só alguns livros da Série, mas posso arranjar quase todos.

  14. Marcelle disse:

    Caraca!! Vc me fez lembrar a minha infância!!
    Só não lembro se foi eu qm li ou meus irmãos. De qualquer forma, eu lembro bem desses livros!!

    Me trouxe boas lembranças.

    Obrigada, Vavo!!

    P.S: Olha, recentemente cirei um blog sobre música. Passa lá? http://www.mptudoo.blogspot.com/

  15. Marcelle disse:

    Caraca!! Vc me fez lembrar a minha infância!!
    Só não lembro se foi eu qm li ou meus irmãos. De qualquer forma, eu lembro bem desses livros!!

    Me trouxe boas lembranças.

    Obrigada, Vavo!!

    P.S: Olha, recentemente criei um blog sobre música. Passa lá? http://www.mptudoo.blogspot.com/

  16. Michel disse:

    Eu lembro te ter achado esse livro e lido quando tinha ons 9 amos. Tambem não lembro o final.

  17. Bruna disse:

    HAHAHAHAHAHAHAHAHA
    ESCARAVELHO DO DIABO, duda haha que engraçado :)
    fiquei com vontade de ler novamente haha
    :)

  18. cuper disse:

    vavo, tenho toda essa coleção. T O D A.

  19. juniorgonc disse:

    Velho um dos posts mais nostálgicos dos últimos tempos que ja li.
    Eu tenho e Escaravelho do Diabo e um da mesma coleção chamado “Do Outro Lado da Ilha”.

  20. Carla Buchalle disse:

    Minha vó tem ‘O Mistério do Cinco Estrelas’!

    “)

  21. nego disse:

    tem certeza que eu era do teu grupo?
    eu lembro que fui do grupo do HERBY e fizemos um VÍDEO em vez de uma peça. e nosso livro era o Escaravelho do Diabo…
    e não era QUARTA série, era mais tarde…

    • Pensando bem, talvez tu não fosse do grupo. O Mira, o Hamster e o Chupa eu tenho certeza. E tinha mais alguém, se pá era o Goia. E, se não foi na 4ª, foi na 5ª série, porque depois da 5ª o Hamster saiu do colégio.

  22. Maíra Gabriela disse:

    Eu já li a maioria dos livros da Coleção Vaga-Lume. Para mim, os melhores são “O Escaravelho do Diabo”, “Mistério do Cinco Estrelas”, “A Maldição do Tesouro do Faraó” (o melhor), “O Rapto do Garoto de Ouro” e “Um Cadáver Ouve Rádio”. “Um Rosto no Computador” também legal, pelo menos na época em que li eu gostei, só não lembro de mais nada do que li. Um que li e DETESTEI foi “Açúcar Amargo”.

    Na minha escola tem todos os livros (ou pelo menos a maioria) da Coleção. Lá tem “O Mistério do Cinco Estrelas”, mas você não vai querer sair daí para vir pro interior de MG só para pegar um livro. Auahauhauhah

    Achei o livro para vender em duas lojas que eu costumo comprar pela internet. Se você se interessar:

    http://www.submarino.com.br/produto/1/44035/misterio+do+5+estrelas,+o

    http://www.fnac.com.br/o-misterio-do-5-estrelas-8526009982-FNAC,,livro-49274-2128.html

    Só que não é da Série Vaga-Lume, apesar de ser a mesma história e do mesmo autor.

    Espero ter ajudado ^^

  23. Dani disse:

    Eu só tenho o caravelho do diabo ahaha :~

  24. Dani disse:

    *escaravelho AHUAH

  25. Valeu todo mundo que ofereceu os livros!! Agora que eu sei que tem reedições dos livros, vou em uma livraria comprar para ter a minha própria cópia. Obrigado a todo mundo pelas dicas!

    Ah, faltam umas 20 páginas para acabar ‘O Escaravelho…’

    Tô pensando em fazer um post SPOILER contando o final. hehe

    Vavo

  26. Eu tenho um chamado Dinheiro do Céu, peguei no psicologo que ia quando criança.

  27. Eu tenho e li só o misterio das cinco estrelas, lembro que tive que ler para a escola..
    Nem me lembrava mais dele, vou até ler novamente.

  28. detestertrois disse:

    Na minha época de colegio também o li. Só que eu o perdi e não consegui terminar de ler. Mas nem me lembrava mais dele! uhAuhuHA

  29. João Vitor Figueira disse:

    Eu tenho O Mistério do Cinco Estrelas do Marcos Rey. Se se interessar, eu troco por uma versão autografada do Revanche, como nos velhos tempos de Mercantilismo hahahaha
    Sou do Rio de Janeiro, posso mandar via Sedex.

    @joao____vitor

  30. Juh disse:

    Eu li “O Mistério do 5 estrelas” e no meu colégio tem! ^^ hehe beijos..

  31. Tailine disse:

    essa coleção ultrapassou gerações! Minha mãe (!)lia esses livros no tempo do “colegial”. Eu li praticamente toda a coleção no Ensino Médio. E ela continua firme. Tenho certeza que seus livros ainda são os mais pedidos nas bibliotecas de todas as escolas do país :)

  32. Ester Miriã disse:

    Ah, cara…

    Coleção Vaga-lume a melhor!!!
    Já li quase todos, marcou a minha infância.
    Ainda tenho vários na minha estante! *_*

    Haha, quero ver o Vavo atuando! ^^

  33. Everton disse:

    Nossa, Cara!

    Esta coleção marcou época. É quase como assistir ao Sítio do Pica-pau Amarelo (antigo, é claro!) Ainda não consegui encontrar a lista com os nomes de todos os livros, para saber quais ainda posso ler. Lembro-me de já ter lido mais de 40.

  34. […] dos post mais lidos desse blog foi o intitulado Coleção Vaga-lume, escrito por mim há aproximadamente um ano (9/7/2010). Nele, eu falei sobre os livros da […]

Deixe um comentário

