PÁRA

Para mim, um dos principais problemas da Língua Portuguesa é a duplicidade das palavras (polissêmicas, é isso?). Sim, há palavras com grafia e pronúncia iguais, mas que têm significados diferentes. E isto NÃO PODERIA ACONTECER.

Por exemplo:

“Comprei um polígrafo. Custou 500 reais.”
“Que caro! Quantas folhas têm? Não é uma enciclopédia? Haja conhecimento para absorver!”
“Não estou falando de uma apostila, e sim do DETECTOR DE MENTIRAS, que oficialmente se chama polígrafo.”
“Ah bom.”
E todos riem juntos.

Outros exemplos:

“Perdi meu molho de chaves.”
“Devia ter um gosto metálico mesmo. Usa barbecue.”

“Roubaram o banco hoje.”
“Ficou sem dinheiro?”
“Não, só não tenho mais onde sentar na praça.”

“Rio de Janeiro.”
“A cidade?”
“Não, eu acho engraçado o primeiro mês do ano.”

Sem contar a clássica “Tem posto aí atrás?”

Enfim, tudo isso é pra reclamar da retirada do acento do PÁRA. Diabos, acham que ele estava lá pra ENFEITE? Se ele estava lá, tinha um motivo. Quer banalizar? Tira do PARÁ também. Se é pra usar o contexto, ainda dá pra entender. O homem PARA em sua viagem PARA o PARA. Viu, todo mundo entendeu. Mas aposto que o cérebro deu um travada. Isso que me irrita. Eu vejo um título de notícia e entro em curto:

Defesa do Inter para ataque do Corinthians.

Reação do cérebro: Como assim? Ahn? Para o quê? Pro ataque? Defesa pro ataque? Ei, peraí. Vamos repensar. É uma partida de futebol. O Corinthians não fez gol no jogo de hoje. Méritos da defesa do Inter. Ah. Sim sim. Claro. A defesa parou o ataque. LÓGICO. Por isso eles não fizeram gol.

Defesa do Inter pára ataque do Corinthians.

Reação do cérebro: Toma, corinthiano! Dá-lhe GUIÑAZU!

One Response to PÁRA

  1. b lima disse:

    Massa esse texto! Acho que deveriam ter mexido nos “porquês” da vida, é a maior sacanagem da gramática. deviam deixar só um mesmo, o: “PRQ” haha

Deixe um comentário

