DISPUTAS

Olhem a bizarrice que foi o Campeonato Brasileiro de 1985. Entre os 8 finalistas (os que tem 28 jogos pra cima), o Coritiba, que foi campeão, é o time com MENOS PONTOS. Além de ter sido campeão com SALDO NEGATIVO e 8 VITÓRIAS a menos que o quinto colocado. Isso é justo?

Essa é pra quem critica o campeonato de pontos corridos. Às vezes a decisão pelo título pode até perder a graça (isso aconteceu apenas em 2003/06/07, aqui no Brasil, quando na última rodada o campeão já estava definido), mas com certeza é o modo mais justo. Além as boas brigas de Santos/Atlético-PR (2004), Inter/Corinthians (2005), Grêmio/São Paulo (hoje), me lembro de ter assistido pelo menos dois outros campeonatos internacionais com finais emocionantes:

Campeonato Holandês de 2006/07

Esse eu estava assistindo na ESPN junto com o Jorginho. Era a última rodada e Ajax, AZ e PSV estavam empatados com 72 pontos em 33 jogos cada. O AZ tinha saldo +53, o Ajax +47 e o PSV +46. Ou seja, bastava o AZ vencer, pois dificilmente iriam tirar 7 gols ou mais de saldo.

Acontece que o AZ saiu perdendo o jogo para o Excelsior, e a briga ficou gol a gol entre Ajax e PSV. Depois de várias alternâncias de campeão durante o jogo, o PSV ganhou de 5-1 e o Ajax de 2-0, ficando o título com o PSV pelo critério do saldo de gols. O AZ ameaçou virar o seu jogo algumas vezes, mas perdeu de 3-2.

Campeonato Espanhol de 2006/07

Esse eu me lembro de ver com duas televisões uma no lado da outra. Na Espanha, quando dois times acabam o campeonato empatados em pontos, o critério do confronto direto é que decide o campeão. Barcelona e Real Madrid chegaram à última rodada ambos com 73 pontos, e o Sevilla com 71. Um empate de pontos entre Barça e Real daria o título ao Real; um empate entre Sevilla e Real, ao Sevilla; entre Barça e Sevilla, ao Barça; um empate triplo, ao Real Madrid.

Com a derrota do Sevilla para o Villareal e nenhuma chance de recuperação, tudo ficou concentrado entre Barcelona e Real Madrid. O Barcelona fez 4 a 0 no Gimnástic logo de cara (o jogo terminaria 5-1), restando torcer para derrota ou empate do Real Madrid. O Real perdia o jogo até os 68’, empatou (mas perdia o título), e conseguiu o gol da desforra aos 80’. Foi aí que os jogadores do Barcelona souberam da notícia e entraram em desespero durante o jogo, sabendo que não tinha mais o que fazer.

Bom, se o show de hoje não for no horário e eu conseguir ver a última rodada pela TV, que meus rivais Grêmio e São Paulo se engalfinhem até o fim!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s