ATENÇÃO: PELÉ = FRAUDE

Todos pensam que Pelé foi o grande goleador de todos os tempos, o único a passar dos 1000 gols, e que Romário é um babacão que fica jogando até os 40 anos e contando gols de amistosos no Qatar pra alcançar a sonhada contagem.

Pois se preparem: Pelé não é o maior goleador de todos os tempos.

Pelé alega ter marcado 1284 gols em 1375 jogos. Nesta sua conta, ele não se prende a jogos de Primeira Divisão, muito pelo contrário. Dentre os 1284, encontram-se 14 gols em 11 jogos por um tal “Time Militar”, gols por um combinado Santos/Vasco, gols pelo Sindicato dos Atletas de São Paulo e, pasmem, até gols em jogos beneficentes. Até hoje, não sei como a Fifa reconhece esses gols. Dos 1284, 519 foram marcados nos chamados jogos “não-oficiais”, ou amistosos. Apenas os 765 restantes teriam sido marcados em jogos oficiais (lê-se: Copa do Mundo, Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista, Campeonato Norte-Americano, Torneio Rio-São Paulo, etc.). Anotem aí: 765.

Gerd Müller é o maior artilheiro alemão de todos os tempos. Nos rankings históricos, soma 735 gols em 793 jogos. Portanto, ainda estaria 549 gols atrás de Pelé. Estaria. Acontece que, nesta contagem de gols de Gerd Müller, estão somados apenas os gols de jogos OFICIAIS, a grande maioria em campeonatos da extinta Alemanha Ocidental. E, assim como Pelé, Gerd também jogou seus jogos não-oficiais. E não foram poucos. Aliás, muito mais que Pelé. E marcou muito mais. Foram 726 gols em apenas 423 jogos. Somando-os aos 735 oficiais, temos 1461 gols marcados por Gerd Müller, o que o credenciaria ao maior goleador da história do futebol. Credenciaria, pois seus gols não-oficias não são reconhecidos pela Fifa, sabe-se lá o porquê. Logo, lhe restam apenas os oficiais 735.

Romário teve¹ sua carreira nos anos subseqüentes. Anos em que não se disputa 50 amistosos por ano, nem se joga pelo time do exército ou algo parecido. Em jogos não-oficias, marcou apenas 192 gols. Já nos seus 968 jogos oficiais, marcou 754.

Se fizermos um ranking somando os gols em jogos oficiais e não-oficiais, temos a seguinte ordem:

1) Gerd Müller, 1461 gols;
2) Pelé, 1284;
3) Romário, 946².

Agora, se levarmos em conta apenas os gols em jogos oficias, chegamos a uma surpreendente conclusão:

1) Pelé, 765;
2) Romário, 754;
3) Gerd Müller, 735.

E a conclusão é: basta Romário jogar o Campeonato Carioca do ano que vem para se tornar o maior artilheiro de gols oficiais da história do futebol. Claro que a Fifa não vai reconhecer isso, afinal, Pelé é um mito. Mas eu vou. Dá-lhe Vasco!

¹ Na verdade, ainda tem.
² Em sua contagem pessoal, Romário inclui gols na sua fase de amador; por isso, está mais próximo do gol número mil.

Fontes: RSSSF e Wikipedia.

Anúncios

3 Responses to ATENÇÃO: PELÉ = FRAUDE

  1. ronniesukiart disse:

    Um grande jogador superestimado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s