TEMPERATURA

Hoje eu fiquei refletindo sobre a medida de temperatua GRAUS CELSIUS. Ela não faz muito sentido. Vejam só.

Tudo começou quando a repórter do Jornal do Almoço disse “Hoje pela madrugada, a temperatura em Uruguaiana chegou a 1°. Porém, às 7:30 da manhã já estava em DOIS GRAUS”. Hahaha, fizemos todos aqui em casa. Aí minha mãe falou: “Claro que é diferente, é o dobro”.

Agora eu fiquei pensando. Obviamente, 2° não é duas vezes mais quente que 1°. Nem 10° é duas vezes mais frio que 20°. Desisti dos centígrados e fiquei procurando relações matemáticas em graus Fahrenheit e em Kelvin. Em Fahrenheit, o mesmo problema dos centígrados. Só o fato de existir o zero no meio da escala já estraga tudo.

Então. Digamos que, partindo do zero absoluto, 100 Kelvin seja o dobro de frio que 200 Kelvin. Então para procurar uma relação entre 10° e 20°C, por exemplo, teríamos que procurar entre 283 e 293 Kelvin. Mais isso também não daria certo, pois 293 é apenas 3,53% maior que 283, ou seja, 20° seria somente 3,53% mais quente que 10°, o que não é verdade.

Aguardem a medida °G (Gustavo), onde 0° é frio pra caralho, 1000° é quente pra caralho e 500° é mais ou menos. ha!

Deixe um comentário

