Retrospectiva Fresno 2012.

print screen ano da fresno

Tudo começou com essa twittada acima. Confesso, naquele dia eu não tinha nenhuma pretensão ao escrever isso. O dia era 13 de dezembro, e tínhamos lançado o EP ‘Cemitério das Boas Intenções’ um dia antes. A questão é que a gente tinha tantos planos para 2012 que eu pude arriscar com uma boa margem de confiança que este seria o maior ano da banda. Era uma vontade imensa de trabalhar e fazer a Fresno crescer. O ano de 2011 foi muito parado. Se eu tentasse fazer a retrospetiva de 2011 igual a que vocês verão abaixo, não iria ter 1/3 dos tópicos. A ideia era virar o jogo em 2012, deixar o marasmo de lado, e focar 100% da vida de cada um na Fresno. Se foi o maior ano ou não, aí cada um tem a sua opinião. Interna, conceitual e ESPIRITUALMENTE, vindo da boca de um integrante que vivenciou o 2012 dentro da Fresno, afirmo que sim.

O post era para acabar aqui, mas aí eu não aguentei e comecei a fazer uma retrospectiva de tudo que aconteceu em 2012 com a Fresno. E aos que me cobraram no Twitter essas últimas semanas: eu falei 31/12/2012. Qualquer cobrança antes do dia 31 foi ignorada. Leiam com mais atenção. :)

07/01 – Vocês colocaram #2012OAnoDaFresno em quarto lugar nos Trending Topics mundiais do Twitter. Não sei se foi por causa do meu tweet, mas o tópico estava lá, demonstrando toda confiança dos fãs no nosso trabalho.

01-07 o ano da fresno tts

03/02 – Show no palco principal do Planeta Atlântida, um dos maiores festivais do Brasil (senão o maior), pela quinta vez seguida. E já estamos confirmados na edição de 2013, o que aumentará nossa sequência para SIX IN A ROW. Rumo ao recorde (que nem sei qual é)!

12/02 – O Lucas foi um dos convidados do Altas Horas especial de carnaval e cantou a clássica marchinha “Máscara Negra”.

18/02 – O Lucas foi convidado da Ivete Sangalo no carnaval de Salvador (BA) e cantou no trio elétrico com ela. Que honra!

02-18 carnaval ivete salvador

21/03 – Lançamento do projeto Muda Rock, e fomos a primeira banda escolhida para regravar um sucesso de Erasmo Carlos. O próprio tremendão elogiou a nossa versão no seu Twitter oficial.

print screen twitter erasmo carlos

O clipe de “Sentado À Beira do Caminho” saiu nesse mesmo dia. Chegaria ao topo das paradas de todos os canais de música em alguns dias.

29/03 - Dia do anúncio da saída do Tavares da banda, em um post na nossa página oficial no Facebook.

31/03 – Fomos no Altas Horas e tocamos três músicas ao vivo. Essa foi a última participação do Tavares na formação da banda. O programa foi gravado dois dias antes de ir ao ar, horas antes do anúncio da saída dele. Vejam Eu Sei:

23/04 – O dia em que o Cemitério das Boas Intenções finalmente chegou da fábrica! A essas alturas, o EP virtual já tinha chegado a 400.000 downloads.

04-23 cemiterio boas intencoes fabrica

24/04Infinito, versão acústica, música bônus do EP físico, estreia em todas as rádios do país.

23/05 – Vai ao ar no SBT o De Frente Com Gabi cujo entrevistado é o Lucas. Essa entrevista foi elogiadíssima pela crítica e considerada uma das melhores do ano no programa. O vídeo abaixo é do canal do SBT no YouTube e tem apenas o primeiro bloco. Para ver os demais blocos, procurem nos vídeos relacionados.

02 e 03/06 – Gravação do clipe de Infinito em Brasília (DF).

06-02 gravacao infinito brasilia

03/06 – O nosso perfil oficial no Twitter chegou a 300.000 seguidores (hoje já são mais de 380 mil).

16/06 – Tocamos ao vivo no TV Xuxa. Foram três músicas (Infinito, Eu Sei Sentado À Beira do Caminho), mais uma participação com o Guilherme Arantes. Confiram Infinito:

17/06 – Um dia depois do TV Xuxa, mais uma execução de Infinito ao vivo em TV aberta. Dessa vez, no Saturday Night Live Brasil, na RedeTV, apresentado pelo Rafinha Bastos.

14/07 – Três dias antes do lançamento oficial do clipe, divulgamos o trailer de Infinito:

17/07 – Dois dias de filmagens, três balões pro espaço e dezenas de horas de edição depois, lançamos o aguardado clipe de Infinito. Ele atingiu 200.000 visualizações em menos de 48 horas, e hoje está beirando um milhão. O lançamento do clipe ocorreu em uma sala de cinema do Shopping Bourbon Pompeia, em São Paulo, para convidados e fãs sorteados. Antes da exibição do clipe, mostramos um making of das gravações do clipe com duração de aproximadamente 20 minutos.

20/07 – O single Infinito, versão do clipe, chegou em 1º lugar na categoria rock no iTunes Brasil.

07-20 infinito primeiro itunes

10/08 – Dia em que soltamos o making of do clipe da internet. Não viu? Vale a pena investir o tempo. Para muitos, o making of é mais emocionante do que o próprio clipe. Cá entre nós, eu concordo.

15/08 – Mais música ao vivo, dessa vez no Agora É Tarde, na Band, com o Danilo Gentili.

08 e 15/09 – Desafio MTV Uol PagSeguro. Tocamos músicas do Rancore, e eles tocaram músicas nossas. Dia 8 foi a nossa gravação de Jeito Livre (vídeo abaixo), e dia 15 fizemos um show com as duas bandas juntas transmitido online ao vivo no site do Uol.

18/09 – Prêmio Multishow. Concorremos a Melhor Grupo pelo 4º ano seguido (ganhamos em 2009).

20/09 – VMB 2012. Nosso sétimo ano seguido concorrendo em pelo menos uma categoria. Em 2012, concorremos a Clipe do Ano com Infinito. Embora tenhamos ganhado a votação popular (primeira fase), perdemos o prêmio na segunda fase, quando a votação foi feita por um júri escolhido pela MTV.

27/09 – Passado o VMB, lançamos o webclipe de Crocodilia, que havíamos gravado meses antes.

1º/11 – Lançamento do álbum Infinito para streaming no YouTube e para compra nas lojas digitas, como o iTunes e Amazon.com. Para escutá-lo na íntegra, o playlist com o álbum completo está no vídeo abaixo.

13/11 – Chegam da fábrica as primeiras 5 mil cópias do Infinito. A pré-venda foi tão grande que, antes mesmo da primeira prensagem chegar, a segunda já estava encomendada e sendo fabricada.

11-13 chegou infinito

15/11 – Para explicar a foto do encarte e toda a sua relação com o álbum, publicamos um vídeo com imagens do Lucas indo à Bósnia-Herzegovina em pleno inverno para tirar a foto que estampa o encarte aberto. Vale a pena conferir e ver a surrealidade do momento em que ele chega a Sutjeska (o monumento fotografado). Nesse mesmo dia, nosso Facebook chegou a 300.000 curtidas (hoje somos quase 330 mil).

27/11 – Show de lançamento do Infinito em São Paulo. Vejam Vida (Biografia em Ré Menor), última faixa do disco, filmada da galera.

03/12Maior Que As Muralhas foi o single da semana no iTunes Brasil e esteve para download gratuito entre 3 e 10 de dezembro.

04/12 – Aniversário de 13 anos da Fresno, cujo primeiro ensaio aconteceu na garagem da casa do pai do Cuper dia 04/12/1999.

05/12 – Mais Infinito ao vivo. Agora, durante a semifinal do Ídolos Kids, na Record. Além disso, as crianças cantaram Uma Música no palco junto com o Lucas.

16/12 – O selo canadense Halcyon Records lançou uma coletânea com bandas do mundo inteiro para homenagear o aniversário de 50 anos dos Rolling Stones. Nós representamos o Brasil e regravamos Anybody Seen My Baby, sucesso do final da década de 90. Para ouvir a coletânea inteira, conhecer as bandas e baixar gratuitamente todas as músicas, acessem esse link, que leva ao hot site do projeto no site oficial do selo.

18/12 – Fomos a banda convidada do Encontro com Fátima Bernardes, na Globo. Além de conversar bastante com a Fátima e os convidados, também tocamos palhinhas de Infinito (vídeo) e Maior Que As Muralhas. Não consegui EMBEDAR o vídeo do site da Globo, então para assistirem cliquem aqui.

Bom, esse foi 2012. Muito trabalho. Mesmo as pequenas férias que tiramos, na primeira quinzena de março, serviram para o Lucas viajar à Bósnia e fazer a foto do encarte do Infinito. Ou seja, nem de férias a gente para. E não vamos parar em 2013 de novo. Por isso, afirmo novamente:

2013 será o maior ano da história da Fresno. Favoritem esse post ou deem um Print Screen e podem me cobrar 31/12/2013.

Ha! Isso será um loop eterno, se preparem.

Demorei 5 horas para escrever esse post, mas resumir um ano inteiro em algumas centenas de linhas não é tão fácil assim quanto parece. Agora, se 2012 não foi o ano da Fresno, podem me cobrar. Mas sigam as regras e me cobrem depois de amanhã, pois hoje ainda é dia 29.

39 respostas para Retrospectiva Fresno 2012.

  1. Anna Caroline disse:

    Esse post só me fez sentir mais orgulho de ser fã da Fresno. Serio, sem palavras. Eu espero que 2013 seja um ano tão bom pra Fresno como 2012, mal posso esperar para acompanhar as próximas etapas e desafios da banda!

  2. Barbara disse:

    Assim que comecei a ler, fui me empolgando cada vez mais.
    Comecei a ficar arrepiada com todos os acontecimentos que a banda teve.
    Ao final de tudo, so tenho que agradecer a esta maravilhosa banda que é a FRESNO.

  3. catia sturari disse:

    Faltou o show acústico no hangar, que foi épico.
    Não canso de falar que a Fresno muda minha vida todos os dias desde 2003 *-*

  4. Fran Idalgo disse:

    Um ano maravilhoso, para uma banda maravilhosa. O que eu como fã poderia querer mais ? Tenho fé que esse sucesso sempre viverá em loop !!! Que venha 2013 !!! Que possamos ser muitos mais felizes !! E que a banda continue alegrando o coração de todos nós, os verdadeiros fãs !!!

  5. Fran Dias disse:

    Orgulho de ser Fresnética! ♥

    2013 vai ser mais foda que 2012, eu creio!
    Fresno é uma banda que me ajudou super em momentos bem dificeis com suas letras e melodias. Amo ♥

  6. Luan disse:

    Se 2012 foi o maior ano da Fresno, em 2009 foi ano em que a banda mais ganhou prêmios. Não consigo imaginar essa banda se acabando um dia, espero que esse dia nunca chegue. Espero vê-los daqui a 50 anos…
    Essa banda só me dá orgulho S2

    • E 2009 tbm foi o ano que mais fizeram shows/Pockets e afins em São Paulo. Em números de prêmios, realmente, incomparável. Mas esse ano eles cresceram muito com cada trabalho feito.

  7. Nossa realmente esse foi o ano da Fresno,acompanhei tudo isso que o vavo postou e estou mais orgulhosa ainda dessa banda. No lançamento de infinito na internet quando vi pela primeira vez eu senti meus olhos se encherem de água e percebi que aquela banda qeu conheci em 2008 já não existia mais porém a essência continuava a mesma,e eu cresci junto com essa banda pois as músicas sempre me deram força pra segui em frente e sempre dividi minhas alegrias ouvindo esses gaúchos maravilhosos. Em 2012 quando eu li o post anunciando a saída do Tavares meu coração parou de bate por alguns segundos e no início achei que era brincadeira mas infelismente não era,aquele momento senti perde meu chão fiquei dias triste pois o Tavares pra mim era o grande baixista do mundo e sonhava em um dia tirar uma foto com os quatro Lucas Tavares vavo Bell mas as coisas não correram como o previsto ,levei um tempo pra esquecer que ele não fazia mais parte da banda mas como um dia ele mesmo me ensinou através das músicas ah esquecer a parte ruim e só lembra da parte boa eu comecei a entende os seus motivos e lembro dos melhores momentos que eu presenciei ele tocando na Fresno. É incrível como essa banda me fez crescer em relação ao sentimento e como as músicas parecem terem feitas pra mim. A música da Fresno pra mim desse ano foi infinito essa música me mostrou que agente sempre deve ir atrás da nossa felicidade,é isso amo a Fresno e sempre irei amar <3 te amo Lucas vavo Bell e Mário.
    Tudo pode estar lá! Feliz 2013 e que venha mais Fresno!!!

  8. É além de orgulho o que sinto. Quando conheci a banda, lá para meados de 2009, vi que as letras conseguiam me descrever e gritar o que eu não conseguia para o mundo inteiro! E hoje a mesma emoção me percorre quando grito no meu quarto ouvindo alguma faixa. Acho lindo a forma que vocês conseguem tocar várias pessoas com a música! E que isso nunca acabe, e sei que não vai; porque dizem por aí que quem faz a história fica nela para sempre: e vocês fizeram a minha, por exemplo.

    E que venha 2013. Chegou a hora de ser maior que as muralhas! E que o próximo alvo seja nada mais que o Infinito!

  9. Silvio Junior disse:

    Ficou muito bom Vavo. Parabéns pela retrospectiva. Eu falo que Fresno , privilégio é ser fã, è poder acompanhar a banda , ir aos shows e ouvir as músicas.São mais de 8 anos acompanhando o trabalho de vocês ,crescendo e vendo vocês amadurecem mais e mais como músicos parabéns e que venha 2013.Abraços
    Silvio

  10. Leandro CP disse:

    correção: num QUARTO da casa do pai do cuper. ;)

  11. paula macedo disse:

    orgulho de ser fã da fresno..e acompanhar a banda desde o início! .. q 2013 traga mto mais sucesso, para a banda, e mtos shows! e mto rock .. é issoooooooO..FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!

  12. Faltou o show com a formação original no Garagem Hermética em abril, se não me engano.

  13. Orgulho eterno de ser fã de fresno!

  14. pamela disse:

    A cada ano vcs me surpreende mais. Tenho muito orgulho de ser fã da Fresno…

  15. Larisse Mayla disse:

    Amei!!!
    Fresno para sempre…
    Nunca uma banda mexeu tanto comigo quanto essa dádiva criada!!!
    Obrigada fresno por ter entrado na minha vida e foi pra nunca mais sair!!!
    Fresno ontem, hoje e sempre!

  16. Josivania disse:

    Seus lindoos parabéns!!! tenho certeza q esse ano de 2013 vai ser um ano de muitas conquistas.
    tenho muito orgulho ser uma fã da fresno

  17. 2013 vai ser o ano da Fresno. Esse ano foi realmente incrível, mas 2013 vai superar! Agora é a vez de ser maior que as muralhas, definitivamente!

  18. Thays disse:

    uma palavra define o que eu sinto pela Fresno . ORGULHO ! 2012 foi o ano da Fresno . Em 2013/14/15/16/17/18/19/20… Tudo será INFINITO .

  19. Simplesmente é a melhor banda do país…

    Ter um ano melhor q 2012 é difícil (pelo sucesso q foi), + vindo da fresno, creio q vale a pena acreditar!!

  20. Eu acredito em vocês.
    Ao infinito e além!

  21. sensacional, a fresno evoluiu muito e quem não acreditava o não deu apoio estão vendo aí sucesso total e que 2013 seja muito mais. Sou de Duque de caxias aqui no Rio de janeiro tem varios fãs sempre gostamos dos shows no Clube dos 500 e adoraríamos se tivesse 3 shows por ano aqui. Parabéns Lucas, Vavo, Bell e Mariuo e todos aqueles que sempre estão juntos com vocês ajudando para que cada show seja inesquecivel. #Fresno2013

  22. Derick disse:

    A Fresno é hoje, sem sombra de dúvidas, a maior e melhor banda do cenário do rock brasileiro.

  23. Wesley Lopes disse:

    Sem palavras, que venha 2013!!!

  24. a Fresno sempre me orgulhando. que isso se mantenha assim! muito mais sucesso em 2013, que seja Infinito e muito mais. eu amo vocês. obrigada por tudo. tamo junto!

  25. DenizeGomes disse:

    Olhar esse post me deixou com muito mais orgulho da Fresno , orgulho de ser fã dessa banda maravilhosa. Nós, fãs , só temos á agradecer. E 2013 obviamente vai ser melhor ainda que 2012 !

  26. Rafael Trindade disse:

    sem duvidas 2012 foi o melhor ano da carreira da Fresno e que em 2013 seja muito melhor,e esperamos que saia a tão sonhada gravação do DVD ao Vivo da Fresno

  27. Fernando Lovatto disse:

    Parabéns!! Vocês merecem todo esse sucesso e muito mais!

  28. Hully Chedieck disse:

    Como não amar??? Pra quem é fã desde sempre, é gratificante ver essa banda que antes só tinha alguns míseros fãs (desculpa, mas é verdade) e hoje é aclamada e cantada por milhares de pessoas todos os dias. Acompanhar este crescimento a cada lançamento de clipe, música, a cada show dia após dia dá um orgulho enorme desses guris que só conheço de longe.

  29. victoria disse:

    Parabéns, desejo todo sucesso pra vocês, guris talentosos, é um orgulho ser fã de vocês, Graças á Deus tenho sorte de ser fã de uma banda com caras incríveis e talentosos como vocês, que a cada dia vocês cresçam mais e evoluam mais, e que vocês estejam cada vez mais presente na tv, nas rádios e quem sabe um dia aqui perto da minha cidade.. 2013 vai ser muuuito melhor !

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 86.178 outros seguidores